310100068331
INCLUSAO ESCOLAR
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Neste volume, as autoras tratam da inclusão escolar. No diálogo que estabelecem, elas abordam pontos polêmicos e controversos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar. Maria Teresa Mantoan discorre sobre a relação de igualdade e diferenças presente no entendimento, na elaboração de políticas inclusivas e nas iniciativas que visam à transformação das escolas para que se ajustem aos princípios inclusivos de educação. Admitindo que tratar igualmente aqueles que são diferentes pode levar-nos à exclusão, a autora defende uma escola que reconheça a igualdade de aprender como ponto de partida e as diferenças do aprendizado como processo e ponto de chegada. Na segunda parte do livro, as autoras apresentam questões que nos esclarecem sobre pontos tratados na primeira parte do livro, ao mesmo tempo em que nos convidam a participar e a ampliar o diálogo em curso, multiplicando, assim, as vozes que, de uma maneira ou de outra, contribuem para a construção de uma escola inclusiva. Por fim, a organizadora sugere às autoras que descrevam ações e/ou intervenções desenvolvidas por elas, no interior das instituições escolares, que mostrem como combinar diversidade e igualdade, que discorram sobre aqueles tão freqüentes e conhecidos encaminhamentos realizados pela escola; que retomem a polêmica e complexa discussão sobre o atendimento educacional especializado e a escola regular; e que descrevam ações que efetivamente contribuem para que os profissionais de educação olhem para a diversidade como favorecedora de aprendizagem.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Neste volume, as autoras tratam da inclusão escolar. No diálogo que estabelecem, elas abordam pontos polêmicos e controversos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar. Maria Teresa Mantoan discorre sobre a relação de igualdade e diferenças presente no entendimento, na elaboração de políticas inclusivas e nas iniciativas que visam à transformação das escolas para que se ajustem aos princípios inclusivos de educação. Admitindo que tratar igualmente aqueles que são diferentes pode levar-nos à exclusão, a autora defende uma escola que reconheça a igualdade de aprender como ponto de partida e as diferenças do aprendizado como processo e ponto de chegada. Na segunda parte do livro, as autoras apresentam questões que nos esclarecem sobre pontos tratados na primeira parte do livro, ao mesmo tempo em que nos convidam a participar e a ampliar o diálogo em curso, multiplicando, assim, as vozes que, de uma maneira ou de outra, contribuem para a construção de uma escola inclusiva. Por fim, a organizadora sugere às autoras que descrevam ações e/ou intervenções desenvolvidas por elas, no interior das instituições escolares, que mostrem como combinar diversidade e igualdade, que discorram sobre aqueles tão freqüentes e conhecidos encaminhamentos realizados pela escola; que retomem a polêmica e complexa discussão sobre o atendimento educacional especializado e a escola regular; e que descrevam ações que efetivamente contribuem para que os profissionais de educação olhem para a diversidade como favorecedora de aprendizagem.
Autor1PRIETO, ROSANGELA GAVIOLI

Especificação

ISBN9788532307330
TítuloINCLUSAO ESCOLAR
EditoraSUMMUS EDITORIAL
Formato14 X 21 cm
Espessura1 cm
Páginas104
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO E PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2006

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos