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IDEOLOGIA EM ATO, A - A FILIAÇÃO IMAGINÁRIA DO SUJEITO
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Mostrar “como” é o envolvimento “psíquico” do indivíduo com a empresa. Este é o objetivo do novo lançamento da Editora Universitária Leopoldianum, A Ideologia em Ato: A “filiação” imaginária do sujeito (Um ensaio acerca da re-subjetivação dos sujeitos na organização moderna), do professor Antonio Carlos Freddo.
De acordo com o professor Freddo, o sujeito cria imaginariamente um Ideal do Eu, narcisicamente identificado com a empresa, então a vê como um outro ao qual “se abraça” aguardando um futuro brilhante.
Na introdução da obra o autor faz um questionamento interessante: “Quando a empresa moderna fala de um indivíduo criativo, inovador, arrojado, do que é que ela está falando, afinal?”.
No decorrer das 214 páginas, Freddo esclarece dúvidas desse tipo e diz que “a empresa precisa de nós, tanto quanto nós precisamos dela, só que, na inversão do processo, nos deixamos dominar, inconscientemente, por ela. ‘Inconscientemente’, já que o fato de sermos ‘conscientes’ da existência de tal processo não o anula”.
Entre os diferenciais desta obra está o título que usa o conceito de Lacan ao ter o título e subtítulo separados por uma barra. “A barra representa, no título, o sujeito que se filia imaginariamente à imagem de onipotência, grandiosidade, segurança, que a empresa quer transmitir aos sujeitos, nesse momento puramente ideológico, que é a interpelação, a re-subjetivação, do sujeito”.

Especificações Técnicas

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Sinopse1Mostrar “como” é o envolvimento “psíquico” do indivíduo com a empresa. Este é o objetivo do novo lançamento da Editora Universitária Leopoldianum, A Ideologia em Ato: A “filiação” imaginária do sujeito (Um ensaio acerca da re-subjetivação dos sujeitos na organização moderna), do professor Antonio Carlos Freddo.
De acordo com o professor Freddo, o sujeito cria imaginariamente um Ideal do Eu, narcisicamente identificado com a empresa, então a vê como um outro ao qual “se abraça” aguardando um futuro brilhante.
Na introdução da obra o autor faz um questionamento interessante: “Quando a empresa moderna fala de um indivíduo criativo, inovador, arrojado, do que é que ela está falando, afinal?”.
No decorrer das 214 páginas, Freddo esclarece dúvidas desse tipo e diz que “a empresa precisa de nós, tanto quanto nós precisamos dela, só que, na inversão do processo, nos deixamos dominar, inconscientemente, por ela. ‘Inconscientemente’, já que o fato de sermos ‘conscientes’ da existência de tal processo não o anula”.
Entre os diferenciais desta obra está o título que usa o conceito de Lacan ao ter o título e subtítulo separados por uma barra. “A barra representa, no título, o sujeito que se filia imaginariamente à imagem de onipotência, grandiosidade, segurança, que a empresa quer transmitir aos sujeitos, nesse momento puramente ideológico, que é a interpelação, a re-subjetivação, do sujeito”.
Autor1FREDDO, ANTONIO CARLOS

Especificação

ISBN8586434280
TítuloIDEOLOGIA EM ATO, A - A FILIAÇÃO IMAGINÁRIA DO SUJEITO
EditoraLEOPOLDIANUM
Formato14 X 21 cm
Espessura2 cm
Páginas214
IdiomaPortuguês
AssuntoPSICOLOGIA / PSICANALISE
Edição2ª Edição
Ano de Publicação2004

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