Esta gramática apresenta, a partir de um viés mais amplo e menos normativo do que as gramáticas tradicionais, as regras do português. Com variedade de exemplos, exercícios e ilustrações, a obra constitui um livro-texto para uso em sala de aula, com alunos de nível médio, por estudantes do ensino superior, além de auxiliar na formação de professores. E como ela faz isso? Um diferencial é a racionalização da descrição e simplificação da nomenclatura gramatical. Para tanto, o autor utiliza conceitos recentes da pesquisa linguística com o cuidado de preservar aquelas noções gramaticais tradicionais que são imprescindíveis e fazem parte da nossa cultura gramatical. Esse trabalho de racionalização da descrição gramatical e de triagem de conceitos, preservando o que é fundamental, permitiu abordar o estudo da gramática de maneira reflexiva, reduzindo o papel da “decoreba”. Mesmo levando em conta que a língua sofre variação e mudança, o que tem como consequência a valorização de dialetos ou falares diferentes do português padrão ou da norma culta, o autor defende que o objetivo central do ensino de língua portuguesa continua sendo levar os alunos a produzir textos, de vários tipos e gêneros, de acordo com esse padrão. O que muda são as atitudes e os recursos que o livro utiliza para obtê-lo.
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