310103584538
Furos, mentiras e segredos revelados: uma década de reportagens da Agência Pública

Por: R$ 53,00ou X de

Comprar
Não sei meu CEP
Condições de Parcelamento
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 53,00
  • 2X de R$ 26,50 sem juros
Outras formas de pagamento
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Organizado pelas fundadoras da Pública, este livro reúne dez artigos — além de introdução, prefácio e posfácio — sobre a atuação e a relevância da primeira e mais inovadora agência de jornalismo investigativo do país desde sua fundação, em 2011, na esteira das revelações do WikiLeaks. De lá pra cá, foram mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais, e centenas de reportagens essenciais para a compreensão da realidade brasileira. Furos, mentiras e segredos revelados é leitura fundamental para quem busca respostas aos dilemas vividos pelo jornalismo em tempos de Facebook, WhatsApp e fake news.

***

A Pública entendeu que a prática jornalística não é a de reportar, ser mero instrumento mediador, mas colocou-se como sujeita de seu tempo: penso, por exemplo, quando a agência se imbuiu do compromisso de, a partir de 2018, priorizar investigações relacionadas com o governo Jair Bolsonaro, a primeira experiência brasileira com uma gestão de extrema direita. A expressão, aliás, não foi um problema para a Pública no momento de definir o atual presidente — ao contrário de boa parte da imprensa brasileira, que preferiu tratar com naturalidade as inúmeras violências presentes no discurso racista, classista e misógino do chefe do Executivo.

— Fabiana Moraes, no prefácio

***

A Agência Pública concentra uma das maiores esperanças práticas para o jornalismo brasileiro. Os que gostam de usar o substantivo “inovação” podem dizer sem hesitar que a Pública encarna a mais significativa inovação da imprensa brasileira na última década. Inovação mesmo. Inovação humanista, muito mais do que tecnológica ou financista. […] É assim que ela nos brinda com uma esperança prática, em cada uma das vírgulas que publica — que torna públicas —, como a nos alertar de que o futuro da imprensa passa por saber-se função pública, não apenas por prestar um serviço de interesse coletivo, mas porque o ofício jornalístico é antes de natureza pública do que de natureza privada ou profissão liberal. Nesse sentido, o melhor do jornalismo não apenas não se acomoda por inteiro nos limites da propriedade privada, como, em muitas circunstâncias, é incompatível com eles. E, por favor, não há nenhum ranço nostálgico de utopias vencidas, mas apenas uma visão de futuro, que considera que o jornalismo pode ter outros modelos institucionais que não se confinem dentro dos tão falados “modelos de negócio”.

— Eugênio Bucci, na introdução

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9786587235882
TítuloFuros, mentiras e segredos revelados: uma década de reportagens da Agência Pública
EditoraELEFANTE EDITORA
IdiomaPortuguês
Formato14 X 21 cm
Espessura2 cm
Páginas0
AssuntoSOCIOLOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2022

Home

Sinopse1Organizado pelas fundadoras da Pública, este livro reúne dez artigos - além de introdução, prefácio e posfácio - sobre a atuação e a relevância da primeira e mais inovadora agência de jornalismo investigativo do país desde sua fundação, em 2011, na esteira das revelações do WikiLeaks. De lá pra cá, foram mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais, e centenas de reportagens essenciais para a compreensão da realidade brasileira. Furos, mentiras e segredos revelados é leitura fundamental para quem busca respostas aos dilemas vividos pelo jornalismo em tempos de Facebook, WhatsApp e fake news.

***

A Pública entendeu que a prática jornalística não é a de reportar, ser mero instrumento mediador, mas colocou-se como sujeita de seu tempo: penso, por exemplo, quando a agência se imbuiu do compromisso de, a partir de 2018, priorizar investigações relacionadas com o governo Jair Bolsonaro, a primeira experiência brasileira com uma gestão de extrema direita. A expressão, aliás, não foi um problema para a Pública no momento de definir o atual presidente - ao contrário de boa parte da imprensa brasileira, que preferiu tratar com naturalidade as inúmeras violências presentes no discurso racista, classista e misógino do chefe do Executivo.

- Fabiana Moraes, no prefácio

***

A Agência Pública concentra uma das maiores esperanças práticas para o jornalismo brasileiro. Os que gostam de usar o substantivo “inovação” podem dizer sem hesitar que a Pública encarna a mais significativa inovação da imprensa brasileira na última década. Inovação mesmo. Inovação humanista, muito mais do que tecnológica ou financista. […] É assim que ela nos brinda com uma esperança prática, em cada uma das vírgulas que publica - que torna públicas -, como a nos alertar de que o futuro da imprensa passa por saber-se função pública, não apenas por prestar um serviço de interesse coletivo, mas porque o ofício jornalístico é antes de natureza pública do que de natureza privada ou profissão liberal. Nesse sentido, o melhor do jornalismo não apenas não se acomoda por inteiro nos limites da propriedade privada, como, em muitas circunstâncias, é incompatível com eles. E, por favor, não há nenhum ranço nostálgico de utopias vencidas, mas apenas uma visão de futuro, que considera que o jornalismo pode ter outros modelos institucionais que não se confinem dentro dos tão falados “modelos de negócio”.

- Eugênio Bucci, na introdução
Autor1AMARAL, MARINA

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

  • Re-trabalhando-as-classes-no-dialogo-Norte-Sul
    Comprar

    Editora Unesp

    Re-trabalhando as classes no diálogo Norte-Sul

    Autor1
    • ESTANQUE, ELISIO

    R$ 89,00 4x de R$ 22,25

    83657

  • Para-uma-sociologia-cr�tica
    Comprar

    Editora Unesp

    Para uma sociologia crítica

    Autor1
    • BAUMAN, ZYGMUNT

    R$ 62,00 3x de R$ 20,66

    81205

  • As-Estrelas-descem-�-Terra
    Comprar

    Editora Unesp

    estrelas descem à Terra, As

    Autor1
    • ADORNO, THEODOR W.

    R$ 62,00 3x de R$ 20,66

    33319

  • Introdu��o-�-cr�tica-da-raz�o-�rabe
    Comprar

    Editora Unesp

    Introdução à crítica da razão árabe

    Autor1
    • AL-JABRI, MOHAMMED ABED

    R$ 57,00 2x de R$ 28,50

    5798

  • Capitalismo-e-escravid�o-na-sociedade-p�s-escravista
    Comprar

    Editora Unesp

    Capitalismo e escravidão na sociedade pós-escravista

    Autor1
    • MARTINS, JOSE DE SOUZA

    R$ 68,00 3x de R$ 22,66

    82646

  • Debates-feministas
    Comprar

    Editora Unesp

    Debates feministas

    Autor1
    • BENHABIB, SEYLA

    R$ 66,00 3x de R$ 22,00

    12567

  • Cr�tica-da-est�tica-da-mercadoria
    Comprar

    Editora Unesp

    Crítica da estética da mercadoria

    Autor1
    • HAUG, WOLFGANG FRITZ

    R$ 68,00 3x de R$ 22,66

    6067

  • Em-costas-negras
    Comprar

    Editora Unesp

    Em costas negras

    Autor1
    • FLORENTINO, MANOLO

    R$ 74,00 3x de R$ 24,66

    5741

  • O-cora��o-da-Pauliceia-ainda-bate
    Comprar

    Editora Unesp

    coração da Pauliceia ainda bate, O

    Autor1
    • MARTINS, JOSE DE SOUZA

    R$ 86,00 4x de R$ 21,50

    5514

  • Sociologia-do-desconhecimento
    Comprar

    Editora Unesp

    Sociologia do desconhecimento

    Autor1
    • MARTINS, JOSE DE SOUZA

    R$ 68,00 3x de R$ 22,66

    68202

  • Sa�de-mental-depress�o-e-capitalismo
    Comprar

    Editora Unesp

    Saúde mental, depressão e capitalismo

    Autor1
    • CORBANEZI, ELTON ROGERIO

    R$ 76,00 R$ 57,00 2x de R$ 28,50

    65706

  • Discursos-de-odio-contra-negros-nas-redes-sociais
    Comprar

    Pallas

    Discursos de ódio contra negros nas redes sociais

    Autor1
    • OLIVEIRA, FLAVIA

    R$ 45,00 2x de R$ 22,50

    83900

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos