Sinopse1 | A produção acadêmica recente tem levantado problemas históricos e legais do ensino da filosofia no Brasil. Uma questão, porém, estava esquecida: como os estudantes da educação básica recebem as aulas de filosofia? Este belo livro de Cláudia Cisiane Benetti vem preencher essa lacuna. A autora pesquisou, em três escolas de Porto Alegre, a recepção dos estudantes em relação à disciplina Filosofia.
Neste livro, aspectos deste contato aparecem materializados nos "blocos de cartas" que a autora analisa: exercícios de escrita dos estudantes nos quais procuram argumentar para um amigo sobre as dificuldades e "delícias" de se estudar filosofia. E fica explícita uma relação paradoxal dos estudantes com a filosofia, que joga por terra a idéia presente nos livros didáticos para essa disciplina - e também em boa parte da produção teórica sobre ensino de filosofia - de que haveria uma "predisposição natural" dos jovens para aprender filosofia. Para tratar dessa questão, a autora se vale de um outro paradoxo: a contribuição de autores tão díspares quanto o filósofo Gilles Deleuze e o psicanalista Jacques Lacan, extraindo, de cada um, a potencialidade de um pensamento novo, criativo, irreverente e independente. Dar voz aos estudantes para, a partir deles, buscar no ensino da filosofia na educação média as potencialidades da singularidade e da diferença. Eis o diferencial deste livro, que chega a nós como um sopro de ar fresco, um desafio ao pensamento criativo e a uma prática singular no cotidiano de nossas salas de aula. (Extratos da apresentação de Sílvio Gallo). |
---|---|
Autor1 | BENETTI, CLAUDIA CISIANE |
ISBN | 857429537X |
---|---|
Título | FILOSOFIA E ENSINO-SINGULARIDADE |
Editora | UNIJUI |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 1 cm |
Páginas | 176 |
Idioma | Português |
Assunto | FILOSOFIA |
Tipo de Capa | Brochura |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2006 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais