310100104433
ESPAÇO DA TRAGÉDIA, O - NA CENOGRAFIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Que motivos levam diretores, atores, dramaturgos e cenógrafos a buscar nos textos trágicos da Hélade uma fonte para a inovação estética e cênica? Por que, de modo paradoxal, os textos que fundam nossa tradição teatral se tornaram um meio de se afirmar o experimentalismo no decorrer da história do teatro moderno e contemporâneo? Essas questões nos fazem pensar que o teatro pós-moderno estabeleceu um novo espaço para a tragédia grega. O texto de Gilson Motta busca investigar esse espaço e, para tanto, toma a arte da cenografia como ponto de observação. Interessa-lhe refletir sobre o espaço que a tragédia ocupa na visão dos encenadores no Brasil contemporâneo e como esse espaço se manifesta em termos formais, quer dizer, como a cenografia contribui para a construção do sentido do trágico. Os espetáculos analisados ao longo desta obra mostram como a criatividade dos grupos teatrais, dos diretores e dos cenógrafos vem trazendo para os nossos palcos uma abordagem diferenciada da tragédia grega. Esta se mostra como teatro de participação, teatro político, teatro de violência e crueldade, teatro poético, teatro de fortes imagens, teatro épico, teatro musical, teatro ritual, teatro performático, teatro de rua, teatro que interage com outras mídias, teatro multicultural, teatro que dialoga consigo mesmo enquanto metateatro. O autor convida, assim, o leitor a sentar-se como espectador de uma cena trágica diversificada, peça em ato cujas imagens revelam um discurso crítico, de ordem política e social, num contexto marcado pela miséria, pela degradação dos valores, pela extrema violência e crueldade, enfim, pelo nosso "trágico cotidiano".

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788527309172
TítuloESPAÇO DA TRAGÉDIA, O - NA CENOGRAFIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
EditoraPERSPECTIVA
Formato13X23 cm
Espessura2 cm
Páginas288
IdiomaPortuguês
AssuntoARTES
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2011

Home

Sinopse1Que motivos levam diretores, atores, dramaturgos e cenógrafos a buscar nos textos trágicos da Hélade uma fonte para a inovação estética e cênica? Por que, de modo paradoxal, os textos que fundam nossa tradição teatral se tornaram um meio de se afirmar o experimentalismo no decorrer da história do teatro moderno e contemporâneo? Essas questões nos fazem pensar que o teatro pós-moderno estabeleceu um novo espaço para a tragédia grega. O texto de Gilson Motta busca investigar esse espaço e, para tanto, toma a arte da cenografia como ponto de observação. Interessa-lhe refletir sobre o espaço que a tragédia ocupa na visão dos encenadores no Brasil contemporâneo e como esse espaço se manifesta em termos formais, quer dizer, como a cenografia contribui para a construção do sentido do trágico. Os espetáculos analisados ao longo desta obra mostram como a criatividade dos grupos teatrais, dos diretores e dos cenógrafos vem trazendo para os nossos palcos uma abordagem diferenciada da tragédia grega. Esta se mostra como teatro de participação, teatro político, teatro de violência e crueldade, teatro poético, teatro de fortes imagens, teatro épico, teatro musical, teatro ritual, teatro performático, teatro de rua, teatro que interage com outras mídias, teatro multicultural, teatro que dialoga consigo mesmo enquanto metateatro. O autor convida, assim, o leitor a sentar-se como espectador de uma cena trágica diversificada, peça em ato cujas imagens revelam um discurso crítico, de ordem política e social, num contexto marcado pela miséria, pela degradação dos valores, pela extrema violência e crueldade, enfim, pelo nosso "trágico cotidiano".
Autor1MOTTA, GILSON

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos