Sinopse1 | O livro reúne um conjunto de textos que versam sobre a epistemologia, o Currículo e o ensino de Química e de Ciências. A obra parte das discussões epistemológicas do filósofo Gaston Bachelard, analisa a potencialidade de seu pensamento para refletir sobre o ensino de Ciências e para produzir aportes teórico-metodológicos de investigação dos obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Química.
Considerando a necessidade de incorporar as discussões de Currículo para a interpretação do ensino de Química e Ciências, são apresentados os resultados de pesquisas em história das disciplinas escolares, na análise do conhecimento escolar e sobre os livros didáticos nas políticas de Currículo. Assim sendo, esta obra objetiva ser uma contribuição para o campo da educação em geral e mais particularmente para os campos do ensino de Ciências e de Química e do Currículo. Dessa forma, busca defender o quanto as possibilidades de inter-relação desses campos podem se tornar geradoras de novas questões de investigação. Na obra delineia-se a preocupação de questionar as concepções monistas de razão, método e conhecimento, bem como analisar concepções epistemológicas críticas que possam ser associadas às discussões políticas e sociológicas do conhecimento. Assim, pretende contribuir para o campo do ensino de Química e de Ciências pelo questionamento aos obstáculos epistemológicos e às concepções empírico-positivistas da ciência, que repercutem nas práticas de ensino. |
---|---|
Autor1 | LOPES, ALICE CASIMIRO |
ISBN | 9788574295756 |
---|---|
Título | CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA |
Editora | UNIJUI |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 2 cm |
Páginas | 232 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Tipo de Capa | LIVRO BROCHURA (PAPERBACK) |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2007 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais