310100062769
CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

O livro reúne um conjunto de textos que versam sobre a epistemologia, o Currículo e o ensino de Química e de Ciências. A obra parte das discussões epistemológicas do filósofo Gaston Bachelard, analisa a potencialidade de seu pensamento para refletir sobre o ensino de Ciências e para produzir aportes teórico-metodológicos de investigação dos obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Química.
Considerando a necessidade de incorporar as discussões de Currículo para a interpretação do ensino de Química e Ciências, são apresentados os resultados de pesquisas em história das disciplinas escolares, na análise do conhecimento escolar e sobre os livros didáticos nas políticas de Currículo. Assim sendo, esta obra objetiva ser uma contribuição para o campo da educação em geral e mais particularmente para os campos do ensino de Ciências e de Química e do Currículo. Dessa forma, busca defender o quanto as possibilidades de inter-relação desses campos podem se tornar geradoras de novas questões de investigação.
Na obra delineia-se a preocupação de questionar as concepções monistas de razão, método e conhecimento, bem como analisar concepções epistemológicas críticas que possam ser associadas às discussões políticas e sociológicas do conhecimento. Assim, pretende contribuir para o campo do ensino de Química e de Ciências pelo questionamento aos obstáculos epistemológicos e às concepções empírico-positivistas da ciência, que repercutem nas práticas de ensino.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1O livro reúne um conjunto de textos que versam sobre a epistemologia, o Currículo e o ensino de Química e de Ciências. A obra parte das discussões epistemológicas do filósofo Gaston Bachelard, analisa a potencialidade de seu pensamento para refletir sobre o ensino de Ciências e para produzir aportes teórico-metodológicos de investigação dos obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Química.
Considerando a necessidade de incorporar as discussões de Currículo para a interpretação do ensino de Química e Ciências, são apresentados os resultados de pesquisas em história das disciplinas escolares, na análise do conhecimento escolar e sobre os livros didáticos nas políticas de Currículo. Assim sendo, esta obra objetiva ser uma contribuição para o campo da educação em geral e mais particularmente para os campos do ensino de Ciências e de Química e do Currículo. Dessa forma, busca defender o quanto as possibilidades de inter-relação desses campos podem se tornar geradoras de novas questões de investigação.
Na obra delineia-se a preocupação de questionar as concepções monistas de razão, método e conhecimento, bem como analisar concepções epistemológicas críticas que possam ser associadas às discussões políticas e sociológicas do conhecimento. Assim, pretende contribuir para o campo do ensino de Química e de Ciências pelo questionamento aos obstáculos epistemológicos e às concepções empírico-positivistas da ciência, que repercutem nas práticas de ensino.
Autor1LOPES, ALICE CASIMIRO

Especificação

ISBN9788574295756
TítuloCURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA
EditoraUNIJUI
Formato14 X 21 cm
Espessura2 cm
Páginas232
IdiomaPortuguês
AssuntoEDUCACAO / PEDAGOGIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2007

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos