310100100597
Brasil: de Getúlio a Castello
Não sei meu CEP
SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Desde a primeira edição de Brasil: de Getúlio a Castello (1930-64) em inglês, em 1967, Thomas E. Skidmore é tido como um dos mais destacados especialistas americanos na história brasileira do século XX. Entre nós, o livro teve recepção igualmente calorosa, de público e crítica, com numerosas reedições, e tornou-se leitura básica para qualquer tentativa de estudo ou compreensão do período abordado. À época de sua publicação, a obra apresentava características realmente inéditas: partindo de sua tentativa inicial de compreender as forças sociais e políticas que levaram, com o golpe de 1964, ao fim do período de experimentação democrática no Brasil, Skidmore foi pioneiro em “historiar” fatos considerados então muito recentes pelos estudiosos brasileiros. Pesquisando múltiplas fontes, como dados estatísticos, artigos de jornal e arquivos governamentais, e, não menos importante, conversando com pessoas diversas no Brasil, de taxistas a intelectuais proeminentes, Skidmore logrou, antes de tudo, dar coerência a fatos esparsos, estabelecer conexões, construir, em suma, uma narrativa pioneira sobre um período que, embora tivesse sido largamente inventariado por organismos de pesquisa locais, carecia de uma “história”.
Nessa empreitada - que começa na análise da Revolução de 1930, passando pelo autoritarismo do Estado Novo e pelo período de governo democrático depois da Segunda Guerra Mundial, para ser concluída com o golpe de 1964 -, Skidmore se propõe a debater questões que até hoje despertam polêmica.

Especificações Técnicas

Home

Sinopse1Desde a primeira edição de Brasil: de Getúlio a Castello (1930-64) em inglês, em 1967, Thomas E. Skidmore é tido como um dos mais destacados especialistas americanos na história brasileira do século XX. Entre nós, o livro teve recepção igualmente calorosa, de público e crítica, com numerosas reedições, e tornou-se leitura básica para qualquer tentativa de estudo ou compreensão do período abordado. À época de sua publicação, a obra apresentava características realmente inéditas: partindo de sua tentativa inicial de compreender as forças sociais e políticas que levaram, com o golpe de 1964, ao fim do período de experimentação democrática no Brasil, Skidmore foi pioneiro em “historiar” fatos considerados então muito recentes pelos estudiosos brasileiros. Pesquisando múltiplas fontes, como dados estatísticos, artigos de jornal e arquivos governamentais, e, não menos importante, conversando com pessoas diversas no Brasil, de taxistas a intelectuais proeminentes, Skidmore logrou, antes de tudo, dar coerência a fatos esparsos, estabelecer conexões, construir, em suma, uma narrativa pioneira sobre um período que, embora tivesse sido largamente inventariado por organismos de pesquisa locais, carecia de uma “história”.
Nessa empreitada - que começa na análise da Revolução de 1930, passando pelo autoritarismo do Estado Novo e pelo período de governo democrático depois da Segunda Guerra Mundial, para ser concluída com o golpe de 1964 -, Skidmore se propõe a debater questões que até hoje despertam polêmica.
Autor1SKIDMORE, THOMAS E.

Especificação

ISBN9788535917703
TítuloBrasil: de Getúlio a Castello
EditoraCIA DAS LETRAS
Formato16 X 23 cm
Espessura3 cm
Páginas488
IdiomaPortuguês
AssuntoHISTORIA
Tipo de CapaLIVRO BROCHURA (PAPERBACK)
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2010

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem viu, viu também

QUEM COMPROU, COMPROU TAMBÉM

Veja os livros que os outros também se interessam!

Quem comprou, comprou também

MAIS VENDIDOS

Veja os livros mais vendidos desta categoria!

Mais Vendidos