Sinopse1 | Na teoria consensual da verdade reside o investimento teórico da autora para defender a administração como processo coletivo e consensual de tomadas de decisão e sua devida instituição. A situação ideal de fala não é um processo, é uma referência limite. Habermas fala de uma idéia regulativa que é fundamental, porque é a partir dela que se constituiu a estrutura da linguagem, com condições de se fazer críticas quanto à racionalidade comunicativa vigente na sociedade. Ela torna possível o processo da crítica do mundo, vai abrindo novas chances e novas possibilidades para se crescer na efetivação de uma vida humana cada vez mais emancipada.
Por fim, desenvolver uma articulação entre o pensamento de Habermas e a administração educacional significa pensá-la como unidade na diferença entre racionalidade instrumental e comunicativa e, enquanto tal, emancipatória, que reconhece as patologias do mundo atual, mas não elimina a racionalidade instrumental, burocrática. Ao contrário, a subordina à racionalidade comunicativa, para cumprir seu sentido na vida humana: está a serviço da emancipação (Manfredo Araújo de Oliveira). |
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Autor1 | MEDEIROS, ARILENE M. S. DE |
ISBN | 9788574295558 |
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Título | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E RACIONALIDADE |
Editora | UNIJUI |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 2 cm |
Páginas | 232 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO / PEDAGOGIA |
Tipo de Capa | Brochura |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2007 |
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