Sinopse1 | Resultado de pesquisa realizada pela autora, tendo em vista suas dúvidas e inquietudes como professora da rede oficial do ensino e estudiosa da História, esta obra aborda diferenças entre o ensino na década de 1960 e o contemporâneo, discorrendo a respeito de aproximações e distanciamentos entre o professor do passado e o do presente. Discute a ideia de que a escola antiga não é nem melhor, nem pior que a atual, mas diferente, por trabalhar com outra clientela, outra cultura histórica e docente e outros referenciais teóricos. Para os defensores da escola moderna, a "fase de ouro da escola pública" oferecia um ensino elitista e trabalhava conteúdos prontos de forma expositiva, sendo que o ensino atual não atinge a qualidade desejada porque os docentes são mal-remunerados, despreparados e resistem ao novo. Os professores mais antigos, considerados tradicionais, duvidam das novas propostas pedagógicas, afirmam que a escola está em decadência, por aprovar alunos sem conhecimento, e veem com desconfiança teorias que postulam não haver verdades acabadas a transmitir e que consideram a pesquisa como princípio pedagógico. |
---|---|
Autor1 | GUSMAO, EMERY MARQUES |
ISBN | 9788571395466 |
---|---|
Título | Memórias de quem ensina História |
Editora | EDITORA UNESP |
Formato | 13.7 X 21 cm |
Espessura | 1 cm |
Páginas | 184 |
Idioma | Português |
Assunto | EDUCACAO E PEDAGOGIA |
Tipo de Capa | LIVRO BROCHURA (PAPERBACK) |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2004 |
ISBN | 8571395462 |
---|---|
Título | Memórias de quem ensina História |
Editora | Editora UNESP |
Formato | 14 X 21 cm |
Espessura | 1 cm |
Idioma | Português |
Assunto | HISTORIA GERAL |
Tipo de Capa | Outro |
Edição | 1ª Edição |
Ano de Publicação | 2004 |
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros que os outros também se interessam!
Veja os livros mais vendidos desta categoria!
Redes Sociais