310100080897
8 X FOTOGRAFIA
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SINOPSECARACTERÍSTICAS

Descrição

Tradicionalmente associada ao registro documental e objetivo, a fotografia muitas vezes foi tida como arte menor. Certamente não é isso o que pensam os oitos autores deste livro. Convidados pelo crítico de arte Lorenzo Mammì e pela antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, professores, críticos e um fotógrafo profissional elegeram livremente uma fotografia e a tomaram como ponto de partida para construir ensaios luminosos e originais. Questionando concepções consagradas, e muitas vezes equivocadas, os textos refletem sobre as mais variadas imagens, aproximando a fotografia da filosofia, do corpo, do tempo, da política e da memória familiar.
Abrindo o livro, os críticos Alberto Tassinari e Rodrigo Naves passeiam pela obra de dois dos maiores fotógrafos do século XX: Henri Cartier-Bresson e André Kertész. Tassinari mostra como Bresson, em sua busca pelo acaso e pelo instante decisivo, incorporou a lógica da colagem à fotografia, associando elementos descontínuos. Já Rodrigo Naves nos ensina que Kertész enfrentou a objetividade com uma poética que alterna exposição e recolhimento, o visível e o invisível.
Num registro completamente diverso, Eugênio Bucci parte de um antigo slide de família, tirado pelo irmão durante uma pescaria no interior, para refletir de que maneira as fotos dos álbuns pessoais constroem uma percepção afetiva do tempo, não linear. O tempo é também assunto do poeta e filósofo Antonio Cicero, que analisa uma colagem fotográfica de David Hockney: em meio a divagações sobre o tédio e os múltiplos pontos de vista, Cicero mostra como Hockney desconstruiu o instante fotográfico, aproximando-se dos cubistas.

Especificações Técnicas

Especificação

ISBN9788535912265
Título8 X FOTOGRAFIA
EditoraCIA DAS LETRAS
Formato14 X 21 cm
Espessura1 cm
Páginas192
IdiomaPortuguês
AssuntoFOTOGRAFIA
Tipo de CapaBrochura
Edição1ª Edição
Ano de Publicação2008

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Sinopse1Tradicionalmente associada ao registro documental e objetivo, a fotografia muitas vezes foi tida como arte menor. Certamente não é isso o que pensam os oitos autores deste livro. Convidados pelo crítico de arte Lorenzo Mammì e pela antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, professores, críticos e um fotógrafo profissional elegeram livremente uma fotografia e a tomaram como ponto de partida para construir ensaios luminosos e originais. Questionando concepções consagradas, e muitas vezes equivocadas, os textos refletem sobre as mais variadas imagens, aproximando a fotografia da filosofia, do corpo, do tempo, da política e da memória familiar.
Abrindo o livro, os críticos Alberto Tassinari e Rodrigo Naves passeiam pela obra de dois dos maiores fotógrafos do século XX: Henri Cartier-Bresson e André Kertész. Tassinari mostra como Bresson, em sua busca pelo acaso e pelo instante decisivo, incorporou a lógica da colagem à fotografia, associando elementos descontínuos. Já Rodrigo Naves nos ensina que Kertész enfrentou a objetividade com uma poética que alterna exposição e recolhimento, o visível e o invisível.
Num registro completamente diverso, Eugênio Bucci parte de um antigo slide de família, tirado pelo irmão durante uma pescaria no interior, para refletir de que maneira as fotos dos álbuns pessoais constroem uma percepção afetiva do tempo, não linear. O tempo é também assunto do poeta e filósofo Antonio Cicero, que analisa uma colagem fotográfica de David Hockney: em meio a divagações sobre o tédio e os múltiplos pontos de vista, Cicero mostra como Hockney desconstruiu o instante fotográfico, aproximando-se dos cubistas.
Autor1MASCARO, CRISTIANO

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